Como falar sobre emoções?
Bom, tive essa ideia com um dos meus pacientes. Uma criança que tem dificuldades de entender suas emoções. O mesmo chegou a sessão e me trouxe um episódio ocorrido durante a semana onde um familiar próximo havia passado mal. Lhe perguntei: O que você sentiu durante o evento? Ele então abaixa a cabeça e me diz: Medo e tristeza. Lhe questiono: Por quê? E ele conclui: Bom, é uma pessoa próxima né, você tem medo que ela se machuque e fica triste com isso.
Perguntei se podia lhe contar uma história e ele então me diz que sim balançando a cabeça.
“Era uma vez, um barco que estava navegando pelo mar. Era uma viagem tranquila por várias horas até que uma onda vem em sua direção e então o barco fica assustado e com medo mas então a onda vai diminuindo e diminuindo até que a onda some e o barco segue seu destino.”
O garoto então olha pra mim e diz: Toni, eu sou o barco? E eu lhe respondo: Sim. Mas o que você acha que é a onda? E ele conclui sorrindo: Os sentimentos.
Através de uma metáfora podemos ensinar sobre emoções para as crianças. As crianças precisam desde cedo ter educação emocional.
Façam Terapia!