Ansiedade é uma reação do complexo amigdaloide , ou seja, amigdala. Ela não fica na garganta e sim no cérebro. A parte da garganta que é conhecida popularmente como amígdala se chama, na verdade, de tonsilas.

Bom, essa região denominada complexo amigdaloide provoca uma reação chamada ansiedade. A ansiedade nada mais é do que uma resposta de medo, luta ou fuga. Ou seja, a nossa espécie predominou e chegou ao topo da cadeia alimentar por conta disso, sendo mais específico: por conta da ansiedade. Vamos imaginar a seguinte situação: o nosso ancestral primitivo estava de frente para um predador. Um leopardo raivoso e faminto pronto para atacar e saborear uma possível comida banhada em sangue mas a ansiedade do nosso ancestral fazia com que o mesmo acabasse correndo e fugindo de virar comida para leopardo. Assim, a ansiedade teve uma função: solucionar um problema que estava metros de distância.

O problema é que essa ansiedade atualmente não se manifesta somente perante um acidente, um animal peçonhento ou até mesmo um alerta de fogo. A ansiedade hoje tem gatilhos que são construídos em nossa sociedade, como uma conta alta, uma fatura de cartão de crédito que não sabemos como vamos pagar ou até mesmo uma nova função no trabalho que acreditamos não conseguir dar conta.

Sendo mais prático, se eu penso que não consigo dar conta de uma nova função no trabalho, esse pensamento, faz com que sentimentos acabem surgindo como desânimo. O desânimo é um sentimento que toma conta e faz com que essa pessoa acabe adiando a atividade ou até mesmo passando-a para outra pessoa. Mas, se eu penso que já fiz outras atividades difíceis e consegui, esse desânimo reduz e eu me sinto mais disposto a tentar. O que acontece dentro disso é que o sujeito agiu diretamente na cognição, ou seja, no pensamento e fez com que um sentimento mais funcional (mais ativo para melhoria) tomasse conta. Dessa forma, podemos concluir que o sujeito aplicou em si mesmo um método da Terapia Cognitivo Comportamental (TCC) para atuar mediante uma situação que havia surgido em seu cotidiano.

Essa é uma forma de ver e agir mediante a ansiedade.

 

José Antônio Souza Neto; CRP19/IP-004044

(11) 93935 6244