Muitos ja ouviram a frase: “Penso, logo existo.” Descartes é responsável por sua autoria mas Antônio Damazio escreve um trabalho diferente e que justifica a afirmação no post e pra explicar que Damazio está correto vou revisar conceitos como emoção e sentimentos.

Em primeiro lugar gostaria de esclarecer que há sim uma diferença entre emoções e sentimentos. Emoções são respostas fisiológicas ou seja, respostas do corpo. Quando estou com fome, a fome é uma resposta fisiológica.
As emoções como raiva/nojo/medo/alegria e tristeza são respostas fisiológicas e também emoções básicas.
Mas e o que são sentimentos? Sentimentos são a consciência da emoção.
Uma emoção dura em média de 16 a 22 minutos em um adulto. Mas perai, com essa afirmação você deve estar se perguntando: “E por que tem dias que eu fico com raiva por várias horas?”

A resposta é bem simples: A emoção de raiva dura seus 22 minutos em um tempo máximo porém, quando você está com raiva o dia inteiro significa dizer que você está em um estado emocional irritado e isso faz com que você tenha picos de estresse sempre que algum evento específico seja manifesto e aí vamos para mais 22 minutinhos de uma emoção.

Dessa forma, a afirmação de Damazio faz mais sentido pois eu sinto as emoções que são respostas fisiológicas. Emoções não tem consciência, sentimentos sim tem consciência. As emoções acontecem antes do pensamento, o pensamento que contém uma carga emocional se torna um sentimento. Então “Sinto, logo existo.”

Tá okay, Toni. Mas o que fazer?

1. Procure desenvolver autoconsciência emocional. Muitas vezes temos um mix de emoções e não sabemos nomear o que estamos sentindo. Só assim você terá consciência dos seus sentimentos.
2. Saiba expressar isso para você mesmo e para o mundo a sua volta. Crie maneiras suas e que sejam assertivas.
3. Emoção só é modificada com outra emoção. Não tente lutar contra suas emoções. Entenda que elas tem um tempo e precisam ser respeitadas.

Lembra da postagem anterior sobre o barco e as ondas? Pois é! Nós somos o barco e não as ondas. Você é a capacidade de sentir e não o sentimento.

Procure ajuda profissional e faça terapia.