O tratamento da Depressão na Terapia Cognitivo Comportamental é realizado com base nas cognições negativas que o paciente tem de sí mesmo (crenças centrais), crenças negativas das situações e condições onde está inserido (crenças intermediárias) e os pensamentos automáticos (que aparecem em nossa mente a todo instante e toda hora dando interpretação ao que nos cerca).

Indivíduos com depressão tem uma visão de sí de desvalor, geralmente são: Eu sou Estranho/Eu sou péssimo/ Eu afasto as pessoas/Eu sou incapaz/Eu sou um fracasso. Vamos tomar como exemplo a crença central onde o individuo se vê como um fracasso.

Se essa pessoa tem a visão de ser um fracasso, sempre que ela estiver em uma situação que exige um pouco mais de esforço como por exemplo ir ao trabalho, ela sempre vai acreditar que não vai ter um dia bom pois ela não consegue fazer nada com sucesso e seus pensamentos automáticos serão angustiantes como por exemplo: Não ficou bom/Vou chegar atrasado/Por que eu não fiz de outro jeito?

O trabalho do Psicólogo Cognitivo Comportamental é guiar o paciente para a identificação de suas cognições e ajuda-lo a ressignificar isso, trazendo alívio para a sua sintomática e produzindo um pensar mais saudável para que esse paciente possa lidar com a visão que tem dele mesmo de forma mais realista e adaptável, criando assim uma rotina funcional.

-Procure um profissional da Psicologia e cuide da sua saúde mental.